Maurice Pillard Verneuil era um artista e decorador francês considerado uma parte vital do movimento Art nouveau. Ele nasceu em Saint-Quentin, na França e aprendeu seu ofício com o designer suíço Eugène Grasset. Maurice se inspirou na arte japonesa e na natureza, particularmente no mar. Ele é reconhecido por sua contribuição para o movimento art deco, em particular pelo uso de florais em cerâmicas, papéis de parede e outros têxteis para mobiliário. Seus projetos abrangem ambos os períodos Art Nouveau e Art Deco, passando posteriormente para seus padrões geométricos muito aclamados. Verneuil também produziu numerosos trabalhos de cartaz na França ao lado de artistas Toulouse-Lautrec e Chéret. Outros colaboradores incluíam Armand Point, René Juste, Alfons Mucha e Mathurin Méheut.
Após a Primeira Guerra Mundial, ele se mudou para Genebra, depois de 1921 para a Rivaz, onde viveu com sua terceira esposa, Adélaïde Verneuil de Marval, que também era pintora e fazia fotomontagens com “Imagens de mulher”, na década de 1930.
Em 1925, Maurice Pillard Verneuil e sua esposa Adélaïde Verneuil de Marval trabalharam juntos no portfólio Caleidoscópio: ornements abstraits.
Treinou muitos artistas, incluindo Amédée Ozenfant. Em 1923, ele embarcou com sua esposa Adélaïde Verneuil de Marval em uma longa viagem ao Extremo Oriente, incluindo visitas ao Camboja, Indonésia e Japão.