Aitch

Aitch é uma artista Romêna, mas prefere não derrubar raízes em nenhum lugar, uma nova paisagem inspira e revigora suas ilustrações táteis e folgadas e uma série constante de exposições em cidades do continente pressiona sua técnica. Seus personagens sonhadores se escondem entre os jardins de William Morris-esque e trazem à mente uma reencarnação brilhante e audaz da melancolia vitoriana enquanto ainda mantêm um forte senso de sua herança romena.

Quando se trata de arte, a artista romena Aitch – ou Heliana Adalgiza para os mais próximo – é um pouco de tudo. Preferindo não se conformar em pregar apenas uma forma de arte, a moça multi-talentosa tenta trabalhar com a experimentação de diferentes técnicas, pinta, desenha e cria lindas peças em cerâmica.

Segue uma entrevista feita com a artista que você também pode encontar aqui.

Qual é o seu nome e quantos anos você tem? Meu nome verdadeiro é Heliana e tenho 28 anos, mas a maioria das pessoas conhece-me como Aitch.

Onde você nasceu e onde você mora atualmente? Nasci em uma pequena cidade romena chamada Roman, e agora moro em Lisboa, Portugal a pouco tempo.

Como você começou seu trabalho? Estudar Artes Visuais no ensino médio e na universidade me ofereceu a possibilidade de experimentar diferentes técnicas, então depois de passar por várias fases, de desenhar apenas em tinta ou imprimir com lino, pintar com acrílicos em madeira, descobri que Cada meio tem sua própria beleza. Por cada técnica ser capaz de expressar a mesma idéia de uma maneira tão singular, decidi utilizar de mais de uma para compor meu trabalho.

Por favor, descreva o espaço onde você faz a maior parte da sua criação – seja seu estúdio de arte ou banco de cozinha! O loft da casa em que vivo é um espaço maravilhoso para criar. Tem bolinhas nas paredes, uma bela vista sobre o rio e um exuberante jardim cítrico logo embaixo da janela.

Conte-nos um pouco sobre o seu processo criativo. Existe um tema em execução para o trabalho que você cria, ou você apenas faz o que quiser? Meu trabalho é principalmente inspirado por minhas memórias, minha cultura, o presente e meus sonhos … Cada peça que crio tem uma história pessoal, ou representa algum tipo de descarga emocional para mim. Por exemplo, minha última série, criada para uma exposição aqui em Portugal intitulada “A vida imaginária de …”, parece que é sobre algumas meninas que vivem em uma terra de fantasia, montando belos animais voadores e crescendo tão grande quanto uma casa , mas na verdade são todas expressões do processo de mudança para um novo país, tendo esse sentimento de não pertencer, desejo por uma casa própria e assim por diante.

Em que tipos de ideias e coisas você está trabalhando no momento? No inverno eu e meu parceiro tivemos que escolher um tema para o nosso show de duo de agosto, então o clima de poopie configura o humor e o título. É chamado de “Coffins”, e é sobre se sentir claustrofóbico, preso, um pouco morto e frio … Devo dizer, em retrospectiva, que isso não foi bom, especialmente quando temos que trabalhar neles nos dias mais quentes do ano com os pássaros cantando nas laranjeiras e saboreando cocktails frutados.

http://www.aitch.ro/

Aitch Old Soulaitch_landscapesaitch1aquarelas-de-aitch-2Friendly-Beasttimthumb_new-1.phptimthumb_new.phptumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o1_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o2_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o3_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o4_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o5_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o6_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o7_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o8_r1_500tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o9_1280tumblr_nwubo1oLJ21rv33k2o10_500

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s