Roupa, expressão, arte

walter6

Se eu levasse minha vó a um desfile do designer Walter Van Beirendonck o comentário que ouviria seria:

-Nossa! Quem vai usar isso?

E com certeza a cada look que cruzasse a passarela suas caras de espanto iriam se alternando. A ideia de que aquilo não poderia ser sério não sairia de sua cabeça e renderia assunto para muitos almoços de Domingo. Mas eu sempre lembraria a ela que com certeza pensaram a mesma coisa sobre mulheres usando calças e mini saia. E claro, nem tudo é de fato para ser usado, algumas são conceitos apresentados exatamente para que o expectador reflita.

E viva a arte! Viva a loucura! Viva a liberdade de criar!

Sou apaixonada por estampas e cores desde que me conheço por gente. No trabalho preciso estar atenta a todas as coleções, cores e materiais. São coleções como as do estilista, artista, Walter Van Beirendonckque que me inspiram e me fazem sentir no lugar certo.

Moda é arte, vestir é ornar o corpo. Todos nós criamos quando nos vestimos, combinamos ou descombinamos, construímos nossa identidade visual.

Não em que momento em nossa cultura passamos a relacionar cores a gêneros. Gosto de cores, gosto de tudo bem colorido, adoro homens de rosa e uso muito azul. Nao sou muito de tons mais sóbrios, acho chato, a menos que tenha um toque de cor na combinação dificilmente serei vista de marrom ou bege dos pés a cabeça. Claro que respeito o gosto de cada um mas acredito que muitas pessoas só tem medo de experimentar. Na indumentaria masculina principalmente, a ideia de que azul é de menino e rosa é de menina inacreditavelmente ainda é uma realidade. Sinceramente, se eu visse um bebê de rosa em um carrinho logo concluiria ser uma menina, e sim, acho isso muito estranho. Como um conceito pode ganhar tanta força e ser tão dificilmente desconstruído em nossas cabeças.

O fato é que a algum tempo isso vem mudando. A androginia ja é um tema conhecido na moda e hoje vemos o nano gênero das roupas tem sido o foco principal no marketing de muitas marcas. Assunto para outro dia.Vamos deixar de lado a historia por hora e desfrutar dessa incrível viagem colorida e estampada pelo mundo lúdico do artista.

Segundo Tolstoi (2002, p.76) arte é

 […] a atividade humana que consiste em um homem comunicar conscientemente a outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que vivenciou e os outros serem contaminados desses sentimentos e também os experimentar.

Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-21Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-22Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-20Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-14Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-8Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-4Walter-Van-Beirendonck-Menswear-SS-2016-Paris-3SS16-2-620x737SS16-8-620x414SS16-4-620x414DSC_2917-copieWalter-Van-Beirendonck-Spring-2015-Menswear-Collection-Paris-Fashion-Week-Tom-Lorenzo-Site-TLO-1SS16-6-620x809spring summer 2015tumblr_nw3oesL1dh1sifzrjo1_1280cedc4eeb964c659d04e8a404740d07ce1072702waas2011iss1

Walter Van Beirendonck, Menswear Spring Summer 2015 Fashion Show in Paris
Walter Van Beirendonck, Menswear Spring Summer 2015 Fashion Show in Paris

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s